Por que os ricos são ricos? O que significa a riqueza, apenas ter muito dinheiro? Os ricos gostam de compartilhar o que sabem? Rico ganha dinheiro sozinho? Quais são as melhores técnicas para se tornar uma pessoa rica? Estas são algumas questões abordadas por Brian Scher, Bacharel em Marketing, pela University of New South Wales, consultor e palestrante nos EUA, Canadá, Nova Zelandia e Austrália.
Scher apresenta 3 provocações no início da obra. Em primeiro lugar, induz o leitor a refletir sobre o que são riquezas? O que os ricos fazem? Como os ricos lidam com o dinheiro? E estabelece um ponto de vista que norteia todo o livro: o dinheiro deve ser visto como o que é: uma ferramenta. Quanto mais dinheiro você possui, mais consegue fazer. Para começar, porém, você deve entender que o dinheiro é apenas um meio, e não um fim em si.
O segundo aspecto é sobre o que torna uma empresa ou alguém bem-sucedido: empresas e pessoas alcançam o sucesso porque trabalham bem os aspectos básicos. Contrariamente a muitos livros sobre enriquecimento, o autor situa a singularidade de sua obra, afirmando que este não é um livro para quem está à procura de riqueza instantânea. A riqueza exige equilíbrio entre todos os aspectos da vida. A terceira provocação é quando ele relaciona as cinco maneiras de ganhar dinheiro: roubar ou ludibriar alguém; herdar - poucos têm esta “sorte”; investir, alcançando elevadas taxas de retorno; trabalhar, trabalhar, trabalhar, e, por fim, entrar no mundo empresarial. Se você investir 40 mil em um banco, esse dinheiro pode crescer entre 4% e 20% ao ano. No mercado de ações você obtém retorno de 20% a 30%, mas se investir a mesma quantia na sua empresa, o lucro pode passar de 100%. Se você quer enriquecer, aplique o dinheiro na sua empresa.
A partir daí, o texto discorre longamente sobre atitudes e comportamentos que você deve ter ao iniciar seu caminho rumo à riqueza, sendo um empresário. Scher faz afirmações contundentes, como você jamais enriquecerá trabalhando para os outros, defendendo o argumento de que a melhor maneira de enriquecer é tendo o seu próprio negócio.
E para iniciar seu negócio, você deve identificar como sua empresa vai ganhar dinheiro. A resposta a esta questão é descobrir o que exatamente fazer por alguém de modo que este alguém sinta-se motivado a lhe pagar por aquilo. É preciso entender a razão verdadeira e fundamental pela qual as pessoas vão lhe dar dinheiro. As pessoas vão lhe pagar se você lhes fizer o seguinte: conseguir que ganhem ou economizem dinheiro; economizar o tempo delas; fornecer-lhes comida, abrigo ou roupas; proporcionar-lhes segurança ou conforto; oferecer-lhes lazer ou entretenimento, afeto, amizade ou aceitação; facilitar status, prestígio ou respeito próprio; agregar valor à vida delas. Lembrando que são mais numerosas as empresas que fracassam do que as bem-sucedidas, Sher aponta o principal fato de que em seu planejamento e na implementação, porém, muitas se esquecem de um elemento essencial: como atrair e manter os clientes. Para evitar este erro, tão comum, sua empresa deve identificar, de forma precisa, de que maneira ela vai servir ao cliente, de que maneira vai agregar valor àqueles que vão remunerar seus serviços e cobrir os custos de sua operação.
Conhecimento constitui outro fator que leva as pessoas e empresas “pra cima”. Se você estuda a vida de pessoas bem-sucedidas, vai descobrir que todas guardam um segredo: aprendizagem - não somente adquirir conhecimento como também compartilhar o que aprenderem ajuda as pessoas a crescerem. Além do conhecimento, para enriquecer, você precisa de algo muito mais valioso do que o dinheiro. Você enriquece quando ajuda alguém a conseguir o que quer. Torne-se uma pessoa maníaca por servir aos outros. “Serviço” não significa “subserviência”. Servir é encontrar um meio de atender aos interesses e às necessidades do outro.
Enfim, os ricos são ricos por que não pensam somente em ganhar dinheiro, compartilham seus ganhos com os outros, compartilham aquilo que sabem, têm plena consciência de que não vão ganhar dinheiro sozinho, mas, o ponto de partida é viver de acordo com fundamentos pessoais sólidos leva à verdadeira riqueza. Ele cita Mandela como um exemplo disto, pois permaneceu na cadeia durante vinte e oito anos, tornando-se um símbolo mundial da opressão do apartheid. Apesar das tremendas dificuldades enfrentadas, ele manteve valores e a certeza otimista de que, no fim, tudo daria certo. Siga seus princípios, que no final, vai dar certo.
Obs. Artigo sobre o livro “O que os ricos sabem e não contam” do autor Brian Sher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário