terça-feira, 28 de setembro de 2010

GTR - Gestão de Transporte e Risco

O caminhão é o meio de transporte responsável por pelo menos 60% de toda a movimentação de carga do país. Apesar de ser o principal modal na logística brasileira, dados do Instituto ILOS mostram que os veículos rodam vazios em cerca de 30% de seu tempo. Além disso, outros problemas do dia-a-dia reduzem a produtividade do transporte, tais como filas, sobrecarga em pátios e docas, solicitações não-programadas, baixa ocupação e jornadas excessivas.

Com o objetivo de planejar, implantar e manter operações de transporte de alto desempenho, a Pamcary e o Instituto ILOS formaram uma parceria para oferecer o serviço GTR – Gestão de Transporte e Risco. O Instituto ILOS entra com o planejamento e aperfeiçoamento logístico, durante e após a implantação do projeto. A Pamcary entra com a tecnologia de visibilidade, central de monitoramento de tráfego e sua expertise em prevenção e redução de riscos.

Uma operação de transporte de alto desempenho é aquela em que se garante o nível de serviço esperado a um custo adequado e dentro dos padrões de segurança. Experiências do Instituto ILOS e da Pamcary mostram que o potencial de ganho ao se alcançar o alto desempenho pode chegar a 8% do total de gastos com transporte.


Para atingir o alto desempenho no transporte, o GTR tem como base a construção de 3 pilares: Padrão, Visibilidade e Gestão Pró-ativa.


Após a construção desses pilares, o Instituto ILOS e a Pamcary acompanham a gestão e execução da operação em conjunto com o cliente para corrigir eventuais desvios, rever planejamentos e implantar ações de melhoria contínua para que as metas sejam atingidas. O resultado é uma operação de transporte mais estável, previsível, pontual, segura e produtiva.

 

Fonte: http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1174&Itemid=284

 

Esse assunto é tão importante e trás um retorno tão significativo que está sendo oferecido no mercado como um produto. E hoje ainda temos grandes empresas trabalhando apenas olhando para o custo do frete. Podemos chamar de Miopia Logística.

Aos interessados, contem comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário